Deputado propõe audiência para debater usinas do madeira – Gente de Opinião

http://www.gentedeopiniao.com.br/lerConteudo.php?news=135784

Deputado propõe audiência para debater usinas do madeira

O deputado Jean Oliveira encaminhou requerimento na Assembleia Legislativa solicitando Audiência Pública, no dia 30 de abril próximo, para tratar e debater sobre os prejuízos causados pelas construções das Usinas de Santo Antônio e Jirau na Bacia Hidrográfica do Rio Madeira e às populações que habitam a região.

“Nossa colocação hoje se trata de um problema que está no cotidiano de todos os rondonienses, principalmente dos moradores do município de Porto Velho e especialmente os ribeirinhos, ou seja, aqueles que habitam, sempre habitaram, há centenas de anos, às margens do Rio Madeira e de seus afluentes. É a devastação e o estrago causado ao nosso meio ambiente e a nossa população pelas construções das hidrelétricas do Rio Madeira”, disse o deputado no início do seu discurso.

Outro ponto levantado por Jean Oliveira foi quanto o permanente risco que a cidade de Porto Velho corre de ser alagada ano a ano causando prejuízo incalculável para a nossa população sem que ninguém nos der uma explicação plausível sobre o que está sendo feito para se dá um basta nessa irresponsabilidade causadora dessa permanente intranquilidade.

O deputado lembrou que quando da implantação do projeto das hidrelétricas, os técnicos das empreiteiras responsáveis pelas obras e os assessores do Governo Federal promoveram palestras, shows, seminários, discursos técnicos com demonstrações de gráficos assegurando que não haveria nenhum problema desses que estão ocorrendo. “Quem é o culpado? Essa é a nossa preocupação. Nós como presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável dessa Casa, vamos procurar esse culpado e responsabilizá-lo. O nosso cidadão, a nossa população precisa de uma resposta e nós enquanto deputados estaduais, somos também responsáveis por essa resposta”, afirmou o parlamentar.

“Tantas coisas podem ser feitas. Não existem atrapalho de ordem técnica na engenharia para se impedir que tenha alagação numa área. Existem milhares de exemplos no mundo desse tipo de trabalho. Por que aqui em Porto Velho não pode se fazer um trabalho de barragem para impedir que a água do Rio Madeira invada a cidade e logo de primeira destrua o nosso maior patrimônio histórico que é a Estrada de Ferro Madeira Mamoré?”, perguntou o deputado.

“É nesse sentido Presidente que proponho que façamos uma audiência pública para discutirmos com todas as instituições e entidades envolvidas na questão, tanto na esfera federal, estadual e municipal, e buscarmos juntos uma proposta de solução clara e objetiva para nossa gente e para o nosso meio ambiente”, disse Jean Oliveira.

Fonte: Ascom

Enviado via iPad

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.