Rondonoticias – ​Descaso e abandono: praça da Madeira-Mamoré suja e às escuras frustr a visitantes

http://www.rondonoticias.com.br/noticia/geral/7926/descaso-e-abandono-praca-da-madeira-mamore-suja-e-as-escuras-frustra-visitantes

Descaso e abandono: praça da Madeira-Mamoré suja e às escuras frustra visitantes

Porto Velho, Rondônia – Um dos mais importantes marcos históricos de Rondônia e de Porto Velho, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré tem sido corroída muito mais pelo descaso e o abandono do que pela ferrugem que devora lentamente as poucas peças que ainda resistem.

A Praça da Madeira-Mamoré, em pleno centro da cidade, mostra como a nossa história e a nossa cultura não tem recebido nenhuma atenção do poder público.

Escura (as poucas luzes são dos carrinhos de pipocas e outros vendedores ambulantes), suja, tomada por “noiados” e mendigos, enlameada, fétida e esquecida, o local assusta a quem teima em visitar o que deveria ser um ponto turístico para encher o portovelhense de orgulho e o visitante de imagens belas, juntando o rio Madeira com o patrimônio da lendária EFMM.

Desde que foi engolida pela cheia histórica do Madeira, no ano passado, o local já passou por algumas medidas paliativas, como a retirada de peças históricas do galpão (que foram jogadas no estacionamento do prédio do relógio), limpeza da lama e dos entulhos deixados pela correnteza.

Mas, não foram suficientes. O local está escuro e muito sujo. O abandono é notório e entristece a quem mora ou visita a capital. Receber um parente de fora do Estado e mostra-lo como um marco da nossa história é tratado, é, no mínimo, constrangedor.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.