Líder comunitário afirma que sociedade irá acompanhar reformas na Madeira Mamoré – Ro ndoniaovivo.com

http://www.rondoniaovivo.com/noticias/lider-comunitario-afirma-que-sociedade-ira-acompanhar-reformas-na-madeira-mamore/123825#.VMDOSTK9KSM

Líder comunitário afirma que sociedade irá acompanhar reformas na Madeira Mamoré

Quarta-Feira, 21 de Janeiro de 2015 / 15:47

No ano de 2001, o então presidente da Associação Comunitária da Baixa da União, George Teles, realizou o levantamento de um relatório onde apresentou o estado de depreciação da região que compreende o sitio histórico da Madeira Mamoré situada na figura “A” em Porto Velho.

Na época o relatório foi visto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representantes do Governo Federal, que enviaram técnicos à cidade e posteriormente realizaram o tombamento da área histórica.

Após o trabalho de proteção legal ser realizado, a associação solicitou à presidência da República, restauração e preservação do patrimônio histórico da Madeira Mamoré. Estima-se que a quantia enviada pelo governo federal ultrapassou onze milhões de reais para o trabalho inicial de restauração e preservação da área.

Segundo George Teles, a atual situação que hoje se encontram locais como a Praça da Madeira Mamoré, a região portuária do bairro Triângulo, entre outras, é fruto de um trabalho mal feito pelos responsáveis da restauração e preservação do patrimônio histórico em Porto Velho.

“Houve várias reformas no local que acabou descaracterizando patrimônios históricos, realizando alargamento que alteraram a morfologia da região, entre outros serviços desnecessários que apenas prejudicaram moradores tradicionais de Porto Velho, que tiveram suas residências deterioradas pela ação dessas reformas”, disse George Teles.

Ainda de acordo com Gerge Teles, é necessário que a sociedade cobre da atual gestão um trabalho diferenciado que foi realizado há alguns anos atrás na capital rondoniense.

“Peço a atual gestão municipal que busque parceria com o governo federal e estadual para valorizarmos de forma correta o nosso patrimônio que há muito tempo vem sendo destratado pelas autoridades. A sociedade acompanhar para garantir o cumprimento da lei que preserva nosso patrimônio tão importante para nossa raiz”, finalizou George Teles.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.