DESRESPEITO – Peças históricas da EFMM ficam ao relento em estacionamento de prédio – FOTOS – Rondoniaovivo.com

https://www.rondoniaovivo.com/noticias/desrespeito-pecas-historicas-da-efmm-ficam-ao-relento-em-estacionamento-de-predio-fotos/123515#.VLg-eTK9KSM

DESRESPEITO – Peças históricas da EFMM ficam ao relento em estacionamento de prédio – FOTOS

Quinta-Feira, 15 de Janeiro de 2015 / 15:00 – Atualizado em Quinta-Feira, 15 de Janeiro de 15 / 15:43

Uma ação que desrespeita qualquer normatização e contextualização de noções básicas no procedimento de almoxarifado referente à acomodação de peças históricas tombadas pela Constituição Estadual de Rondônia de 1989 (artigo nº 264) está sendo promovida pelos órgãos responsáveis pelo transporte e acomodação do que pouco que ainda restou do acervo que compunha o museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Diversas peças foram amontoadas no estacionamento do também histórico e abandonado Prédio do Relógio da Madeira Mamoré, local que atualmente recebe diversos órgãos e entidades públicas.

A equipe de reportagem do Rondoniaovivo esteve no local e constatou a situação das peças consideradas e monumentos integrantes do Patrimônio Cultural Brasileiro, através do Decreto-Lei 25/37 e do Processo IPHAN nº 1220-T-87.

Algumas peças foram cobertas com lonas pretas fixadas em suas bases com pedras que em nada previne ou assegura a integridade do acervo alojado das constantes chuvas do inverno amazônico, a deterioração é evidente e não existe identificação para nenhuma das peças.

É possível observar que não foi realizado nenhum trabalho de armazenagem, recebimento, ou mesmo de transporte que estivessem dentro dos mínimos padrões estipulados em legislação.

O órgão responsável pela fiscalização é o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional), porém não foi avistado nenhum funcionário do instituto. A FUNCULTURAL (Fundação Cultural de Porto Velho) é a responsável pelo transporte e armazenamento das peças.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.