Estrada de Ferro Madeira Mamoré corre o risco de desaparecer | Rádios EBC

http://radios.ebc.com.br/amazonia-brasileira/edicao/2015-01/estrada-de-ferro-madeira-mamore-corre-o-risco-de-desaparecer

Estrada de Ferro Madeira Mamoré corre o risco de desaparecer

Estrada de Ferro Madeira Mamoré: passado, presente e futuro. Futuro?
“Enchente” do Rio Madeira está levando o barranco da área onde fica situado o galpão e a estação da ferrovia, última parte que sobrou da estrada de ferro, já submersa pelas águas que provêm das hidrelétricas.

Uma das obras mais significativas da Amazônia, que carrega em si mesma a história da colonização da região, a Madeira Mamoré jamais teve o reconhecimento que merecia e corre o risco de desaparecer para sempre levada pelas águas do Madeira.

Em entrevista ao Amazônia Brasileira nesta sexta-feira (09), o professor e historiador Marcos Vinícius Neves narra a saga de gente do mundo inteiro que veio para sua construção, conta qual era o seu objetivo inicialmente, porque foi abandonada imediatamente após a inauguração, e como veio se perdendo ao longo das décadas até chegar a situação em que se encontra hoje, sob risco de completo desaparecimento.

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira a partir das 08h na Rádio Nacional da Amazônia, em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões, onde é transmitido ao vivo às 05h. A produção e a apresentação são de Beth Begonha.

Enviado via iPad

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.