PESSOAS QUE FAZEM HISTÓRIA – SEU TONICO | Portal Mamoré

http://www.portalmamore.com.br/pessoas-que-fazem-historia-seu-tonico/

PESSOAS QUE FAZEM HISTÓRIA – SEU TONICO

TONICOAntônio Moreira, popularmente conhecido como “Seu Tonico”, nasceu em Nova Aurora, Estado de São Paulo, em 14 de agosto de 1932. É casado há 57 anos com Tereza Fernandes Moreira, com quem tem nove filhos, vários netos, bisnetos e tataranetos.

Chegou à Nova Mamoré no dia 25 de abril de 1972. Ficou dois meses alojado no acampamento do INCRA, no Ribeirão, sendo contratado pelo próprio INCRA para trabalhar na abertura do Projeto Integrado de Colonização Sidney Girão. Tonico lembra que uma semana após sua chegada no Ribeirão, a Estrada de Ferro Madeira Mamoré foi desativada.

“Lembro-me da última vez que a Maria Fumaça passou pela ferrovia, ela vinha de Guajará-Mirim com destino a Porto Velho. Eu estava nas proximidades da ponte do Ribeirão, e vi quando o maquinista e seus ajudantes acenavam dando adeus, em seguida, eles começaram a jogar balas para as crianças que corriam atrás da Maria Fumaça”.

Após a abertura do Sidney Girão, seu Tonico recebeu um lote de terra do INCRA, localizado na 4-D, onde viveu até se mudar para a área urbana do município. Nesta propriedade, ele se especializou em cortar seringa, plantar lavoura e criação de pequenos animais.

Seu Tonico é uma das pessoas mais conhecidas da Escola Estadual Casimiro de Abreu. Pois trabalha como pipoqueiro há 25 anos naquela escola. “Conheço muitos alunos que hoje são formados e que eu vendia pipoca pra elas, quando estudavam aqui. Muitos dizem para mim, seu Tonico, o senhor já vendeu muita pipoca pra mim, hoje o senhor vende pipoca para os meus filhos”.

Antônio Moreira faz parte dos chamados “Pioneiros Anônimos”, que não aparecem nas vezes que o município procura homenagear os “ Verdadeiros Pioneiros”. Um homem que trabalhou na abertura do Sidney Girão, e que viu a última viagem da Maria Fumaça merece e deve ser lembrado todas as vezes que se falar em homenagem aos pioneiros de Nova Mamoré.

Fonte: Portal Mamoré

Autor: Simon O. dos Santos

Enviado via iPad

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.