ALUNOS VISITAM VILA MURTINHO, O BERÇO DE NOVA MAMORÉ | Portal Mamoré

http://www.portalmamore.com.br/alunos-visitam-vila-murtinho-o-berco-de-nova-mamore/

ALUNOS VISITAM VILA MURTINHO, O BERÇO DE NOVA MAMORÉ

20140924_081352Alunos do 4º e 5º Ano da Escola Estadual Casimiro de Abreu, realizaram na manhã de quarta-feira (24), uma visita à histórica Vila Murtinho, localizada há seis quilômetros da área urbana de Nova Mamoré e encravada às margens da nascente do rio Madeira. O povoado centenário foi um dos mais importantes entrepostos comerciais da região na época da extração da borracha, além de funcionar como estação ferroviária da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, servindo de escoadouro de todo o látex produzido na região.

Além destes importantes fatos históricos, Vila Murtinho é considerada o Berço de Nova Mamoré. Depois que a ferrovia foi desativada, as famílias que habitavam no local, foram habitar a incipiente Vila Nova, às margens da recém aberta BR-425. As poucas ruínas que ainda existem, retratam esta época de pujança, alimentada pelo boom da borracha na região Amazônica.

A visita coordenada pelos professores Fernando Rodrigues e Ivanúsia Santiago, serviu para que os alunos pudessem entrar em contato com a memória, monumentos e fatos históricos que deram origem à Nova Mamoré. “É relacionando conhecimentos teóricos e práticos que o aluno vai formando sua identidade individual e coletiva”, disse a professora Ivanúsia.

O primeiro ponto de visitação foram as ruínas da antiga estação da ferrovia. Em seguida, os alunos conheceram a caixa d’água que abastecia a caldeira das máquinas, e a igreja de Santa Terezinha, único monumento reformado e que ainda apresenta suas características ( estilo barroco) da época de sua construção na década de 1940.20140924_081121

A professora disse que a visita propiciou aos alunos um contato enriquecedor com as raízes da história do município. “ Muitos deles visitaram Vila Murtinho pela primeira vez, além do contato direto com a história de Nova Mamoré, ainda tiveram a oportunidade de presenciar o encontro das águas do Mamoré e do Beni, formadores do rio Madeira, o mais importante rio da região”, concluiu Ivanúsia.

Fonte: Portal Mamoré

Enviado via iPad

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.