G1 – Limpeza na Estrada de Ferro em Porto Velho não tem data de conclusão – notícias em Rondônia

http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2014/08/limpeza-na-estrada-de-ferro-em-porto-velho-nao-tem-data-de-conclusao.html

Limpeza na Estrada de Ferro em Porto Velho não tem data de conclusão

Exército apoia Funcultural em restauração do Complexo Madeira-Mamoré (Foto: Gaia Quiquiô/G1)Exército apoia Funcultural em restauração do Complexo Madeira-Mamoré (Foto: Gaia Quiquiô/G1)

A conclusão da limpeza na Estrada de Ferro Madeira Mamoré e reativação do Museu Histórico seguem sem data de entrega. Segundo a Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), há muito trabalho de limpeza e restauração a serem feitos no local, mas com o apoio do Exército deve ser intensificado.

No dia 23 de julho, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva colocou 70 militares trabalhando dentro dos galpões e finalizou a limpeza interna. Agora, o exército está disponibilizando diariamente máquinas com equipes de dois a três militares que apoiam a limpeza externa. “Atendemos as solicitações da fundação há um tempo, de acordo com as nossas possibilidades”, disse o general do Exército André Novaes.

O presidente da Funcultural, Christian Piana Camurça, acredita que a limpeza externa conclua em poucos dias, mas depende da disponibilidade do caminhão-pipa do exército. Segundo Christian, as peças que estão dentro do museu serão lavadas manualmente e recatalogadas, mas a reativação do espaço ainda segue sem previsão.

Para a restauração do Complexo Madeira-Mamoré, a Funcultural já solicitou licitação para a reforma da antiga estação da Estrada de Ferro que deve ser reativada com salas para a Polícia Militar, patrimônio e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur). “Muito trabalho ainda será feito na Estrada de Ferro, além da reforma da estação, toda o galpão da oficina será limpo e os trens que ficam ao lado do complexo devem ser restaurados com o apoio dos ex-ferroviários”, finaliza o presidente da Funcultural.

Enviado via iPad

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.