G1 – Complexo Madeira-Mamoré estará limpo até segunda-feira, diz prefeitura – notícias e m Rondônia

http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2014/07/complexo-madeira-mamore-estara-limpo-ate-segunda-feira-diz-prefeitura.html

Complexo Madeira-Mamoré estará limpo até segunda-feira, diz prefeitura

Complexo Madeira-Mamoré estará limpo até segunda-feira, diz prefeitura (Foto: Ana Fabre/G1)Complexo Madeira-Mamoré ainda está cheio de terra, depois da cheia do Rio Madeira (Foto: Ana Fabre/G1)

O complexo turístico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré estará limpo até a próxima segunda-feira (21). A informação é do presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Christian Camurça. Um mutirão de limpeza voltou a trabalhar no local neste sábado (19). Servidores da prefeitura, da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), com o apoio do Exército brasileiro, realizarão os serviços durante todo o final de semana. A limpeza começou no dia 11 de junho.

Os galpões, locomotivas, trilhos e toda a parte externa do complexo turístico, que é tombado como patrimônio cultural, foram tomados pelas águas durante a cheia histórica do Rio Madeira, em Rondônia, entre dezembro de 2013 e março deste ano. “A maior dificuldade aqui é que não podemos danificar esse patrimônio. Então estamos com máquinas menores, tomando todo o cuidado, seguindo o pedido do Iphan [Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional]. Se pudéssemos usar outros equipamentos, a limpeza seria mais rápida”, informa Christian, explicando o motivo da demora para que a área seja revitalizada.

Complexo Madeira-Mamoré estará limpo até segunda-feira, diz prefeitura (Foto: Ana Fabre/G1)Homens do Exército ajudam na limpeza
(Foto: Ana Fabre/G1)

Neste fim de semana, estão trabalhando no local para retirar a areia, lixo e demais entulhos três caminhões pipa, uma retroescavadeira, dois caminhões caçamba, dois ‘tatuzões’ (limpa-fossa) e dois ‘bobiquetes’ (mini-retroescavadeiras). Além da limpeza, serão colocadas lixeiras, o terreno será roçado, as pinturas serão refeitas e, futuramente, ainda serão recuperadas peças e máquinas que não puderam ser retiradas dos galpões durante as enchentes.

Na próxima terça-feira (22), haverá uma reunião entre a prefeitura, o Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e representantes da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, para discutir a revitalização total do Complexo Madeira-Mamoré. No encontro, marcado para as 10h30 (horário local), na sede do MP, serão definidas as ações e as responsabilidades para a recuperação das locomotivas e para que a Maria Fumaça esteja funcionando novamente até o dia 2 de outubro, quando será comemorado o centenário de Porto Velho. Até a data, a expectativa é liberar o trecho que vai até o mercado do peixe.

Enviado via iPad

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.