CRONOLOGIA DAS FERROVIAS BRASILEIRAS – EFMM é citada

http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ferrovias-Brasileiras/52908320.html

FERROVIAS BRASILEIRAS

1828 – Promulgada, no Brasil, a Lei José Clemente, que autoriza a construção de estradas no país, por empresários nacionais ou estrangeiros.
1835 – Promulgação, no Brasil, da Lei Feijó, queautoriza a concessão de ferrovias unindo o Rio de Janeiro às províncias de Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul.
1854 – Inauguração da primeira ferrovia do Brasil, com 14,5km, ao fundo da baía daGuanabara, atualmente município de Magé, Rio de Janeiro, um empreendimento de Irineu Evangelista de Souza, que futuramente seria o Barão de Mauá.
1858 – Inauguração da segunda estrada de ferro do Brasil,a Recife and São Francisco Railway Company, entre Recife e Cabo, em Pernambuco. Essa ferrovia marca também o início da instalação da primeira empresa inglesa no país. Conclusão do primeiro segmento,entre o Rio de Janeiro e Queimados, na Baixada Fluminense, daquela que seria por muitos anos a mais importante ferrovia do Brasil: a E. F. D. Pedro II, mais tarde E. F. Central do Brasil.
1878 -Promulgação, no Brasil, do Decreto 6995, de 10 de agosto, complementando a legislação concessional anterior e estabelecendo a arbitragem na solução de conflitos entre governo e ferrovias.
1904 -Introdução no Brasil, pela Cia. Paulista de Estradas de Ferro – CPEF, da técnica de plantio de eucalipto, de origem australiana, para fornecimento de lenha às locomotivas a vapor.
1905 – Passagem ao controledo governo de São Paulo da E. F. Sorocabana, em dificuldades financeiras
1912 – Inauguração da E. F. Madeira – Mamoré, tida como um dos mais difíceis empreendimentos do Brasil.
1921 – Criação, pelaE. F. Santos a Jundiaí (antiga São Paulo Railway) da primeira Caixa de Aposentadoria e Pensões do setor privado no Brasil.
1922 – Entrada em vigor, no Brasil, do Regulamento para Segurança, Políciae Tráfego das Estradas de Ferro, substituindo o anterior, que datava de 1857.Eletrificação do trecho Campinas – Jundiaí, da ferrovia Paulista, evento pioneiro no Brasil.
1926 – Criada, no… [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2014, 05). FERROVIAS BRASILEIRAS. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2014, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ferrovias-Brasileiras/52908320.html

MLA

MLA 7

CHICAGO

Enviado via iPad

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.