G1 – Aposentado monta mini-ferrovia no quintal de casa em Pouso Alegre – notícias em Sul de Minas

http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2014/05/aposentado-monta-mini-ferrovia-no-quintal-de-casa-em-pouso-alegre.html

Aposentado monta mini-ferrovia no quintal de casa em Pouso Alegre

Apaixonado por trens, o aposentado Tarcísio Silva Santos, de 77 anos, montou uma mini-ferrovia no quintal da casa onde mora, em Pouso Alegre (MG). Com trilhos, máquinas e vagões, os veículos movidos a gasolina fazem a alegria de crianças e adultos que visitam o local.

Apesar de ser filho de ferroviário, Seu Tarcísio seguiu a profissão de bancário. Para manter viva a paixão pelos trens, ele teve a ideia de construir a estação nos fundos da casa há 15 anos. Cada detalhe foi inspirado nos antigos trens e ferrovias. O aposentado parece um menino quando se transforma em maquinista.

Aposentado de Pouso Alegre é apaixonado por trens (Foto: Reprodução EPTV)Aposentado de Pouso Alegre é apaixonado por
trens (Foto: Reprodução EPTV)

“Acredito que foi a convivência com meu pai que me fez gostar tanto de trens. Eu passeava muito com ele e acho que ficou no meu subconsciente gostar de ferrovia”, conta.

A paixão de Seu Tarcísio também passou para o filho, o advogado Daniel Paiva Santos, que ajudou a construir uma segunda máquina. “A gente convive junto e acaba pegando um pouco da paixão, né? Agora a gente tenta passar para as outras pessoas”, explica.

Os trens têm acelerador, freio e alcançam até 20 km/h nos 80 metros de trilho. Só a máquina mais nova, sem os vagões, custou cerca de R$ 10 mil. Seu Tarcísio já perdeu a conta do quanto gastou com toda a ferrovia, mas tem certeza de que ela valeu cada centavo.

“Pra quem gosta e tem um pouquinho de dinheiro dá pra ir tocando”, conclui.

Máquinas são movidas a gasolina e atingem cerca de 20 km/h (Foto: Reprodução EPTV)Máquinas são movidas a gasolina e atingem cerca de 20 km/h (Foto: Reprodução EPTV)

Enviado via iPad

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.