Jornal O Mamoré » Museu Municipal Histórico da EFMM EM Guajará-Mirim é reaberto de pois de passar por uma limpeza geral. ‏

http://www.omamore.com.br/?p=56636

Museu Municipal Histórico de Guajará-Mirim é reaberto depois de passar por uma limpeza geral. ‏

O Museu Histórico Municipal de Guajará-Mirim, sediado na antiga estação de passageiros da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), voltou a funcionar nesta quinta-feira (15), depois de uma limpeza geral coordenada pela Secretaria de Cultura de Guajará-Mirim.

Em 2012, o Museu já havia passado por uma reforma financiada pelo Ministério do Turismo e Governo do Estado. Na época, a recuperação do prédio, que chegou a ficar bastante deteriorado por falta de manutenção, custou R$ 450 mil.

No entanto, em virtude da enchente que atingiu toda a região central do município, o Museu foi fechado e o acervo retirado para evitar danos. Na semana passada, servidores da SEMCET e voluntários realizaram um mutirão de limpeza e deram uma nova cara ao monumento.

A enchente causou pequenos estragos e o Museu deve receber alguns reparos, contando com o apoio da Superintendência de Turismo de Rondônia.

Embora pertença ao acervo da Madeira-Mamoré, o Museu de Guajará-Mirim é composto por animais da fauna local empalhados, peças do artesanato indígenas e pertences do primeiro bispo de Guajará-Mirim, Dom Francisco Xavier Rey.

Antes da reforma geral, há quatro anos quando foi desativado, o museu recebia mais de seis mil visitantes por mês. Segundo a Secretária de Cultura Wisnete de Paula Ojopi, o visitante pode observar o trabalho de empalhamento com pássaros da região, artesanato, a mistura da arte indígena e africana, ela ainda acrescentou que no prédio existe um espaço para a exposição de artistas no local.

O Prefeito Dúlcio Mendes (PT) agradeceu o empenho das pessoas que se envolveram no trabalho de limpeza e revitalização do local e parabenizou o Governo do Estado, que mais uma vez ofereceu grande ajuda para manter viva a história da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Fonte: Assessoria.

Enviado via iPad

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.