5 de maio: dia das comunicações e nascimento do Marechal Rondon, que esteve em Porto Velho na época da construção da Madeira Mamoré

Estrada de Ferro Madeira Mamoré

Importante fato histórico está relacionado paralelamente à construção da Madeira Mamoré. Foi no início de 1907, com a Comissão Rondon – “Comissão de Linhas Telegráficas Estratégicas de Mato Grosso ao Amazonas”, que iniciou suas atividades saindo do Mato Grosso ao Amazonas, com o propósito de ligar por telégrafo à Capital da República, o Rio de Janeiro à Santo Antônio do Madeira, pois Porto Velho não existia ainda. Várias frentes foram criadas para abrir picadas para o projeto da linha telegráfica, além de fazer reconhecimento da região, sendo inicialmente feitas duas etapas, não sendo possível, foram abertas mais frentes de trabalhos. “Expedição de 1907”, “Expedição de 1908”, “Expedição de 1909”, todas sob o comando da “Comissão Rondon”.

Em 1909, Rondon cai doente de malária, sendo internado gravemente no Hospital de Candelária que pertencia a companhia construtora da ferrovia. Já a companhia Madeira Mamoré Railway, na época inicial da cidade, tinha uma…

Ver o post original 193 mais palavras

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.