G1 – ‘Tratado de Petrópolis’, no RJ, completa 110 anos com programação – notícias em Reg ião Serrana

http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2013/11/tratado-de-petropolis-no-rj-completa-110-anos-com-programacao.html

‘Tratado de Petrópolis’, no RJ, completa 110 anos com programação

O filme documentário “O Acre em uma mesa de negociação”, que conta a história do Tratado de Petrópolis, será exibido nesta terça-feira (19) no Centro de Cultura Raul de Leoni às 19h. A entrada é gratuita e o objetivo da Prefeitura de Petrópolis e da Fundação de Cultura e Turismo é celebrar a assinatura do acordo que pôs fim a sangrentos conflitos. O documento, assinado em 1903, estabeleceu definitivamente a fronteira entre Brasil e Bolívia e incorporou oficialmente o território que viria a se transformar no estado do Acre.

Após a exibição, haverá um bate-papo com o realizador do documentário feito para a TV Futura. O filme mostra que Petrópolis entrou para a história, não só do Brasil, mas também da América do Sul. A produção envolve guerras, seringueiros, exércitos e corpos diplomáticos dos dois países. No início do século XX, o Acre ainda era um território pertencente à Bolívia, mas ocupado apenas por seringueiros brasileiros que para lá foram se deslocando desde 1852.

Os brasileiros entraram em conflito com o país vizinho quando este tentou recuperar a posse do território, 47 anos depois. Pelo Tratado de Petrópolis, o Brasil compensou financeiramente a Bolívia com 2 milhões de libras esterlinas (atualmente, cerca de 630 milhões de reais) e entregou algumas extensões de terras da fronteira do Mato Grosso, além de cumprir outras determinações. Na ocasião, foi construída a estrada-de-ferro Madeira-Mamoré, com 400 quilômetros de extensão, para que a Bolívia tivesse uma saída em direção ao Oceano Atlântico.

Serviço
Comemoração dos 110 anos de assinatura do Tratado de Petrópolis
Horário: nesta terça-feira (19) às 19h
Local: Cine Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni, Praça Visconde de Mauá, nº 305, no Centro
Informações: (24) 2233-1200
Entrada gratuita

Enviado via iPad

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.