EFMM voltará a funcionar em 2014

Diversas obras estão sendo realizadas atualmente com intuito de preservar a história de Porto Velho e uma delas será a reativação de um trecho da linha férrea da Estrada de Ferro de Madeira-Mamoré (EFMM). Segundo o coordenador de sustentabilidade da concessionária Santo Antônio Energia (SAE), Alexandre Queiroz, a parte avaliada para religação dos trilhos será entre a Capela de Santo Antônio até o galpão no Complexo da EFMM, na capital.
Giovani Barcelos, arquiteto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), explicou que o projeto de reativação física da linha férrea será feita em duas fases: a primeira contemplará o trecho de trilhos entre a Capela de Santo Antônio e o Cemitério da Candelária com a previsão do funcionamento da linha em outubro de 2014.
Segundo o coordenador de sustentabilidade da SAE, a obra de reativação da linha férrea está em fase de aprovação do projeto executivo, que tem previsão de conclusão no início de outubro deste ano. Alexandre explicou que a maioria dos dormentes – peças de madeira que compõe a estrutura do trilho – será substituída por novos e as peças de ferro passarão por um processo de revitalização e alinhamento para tornar a linha contínua e sem interferências.
Para garantir o passeio turístico para a população da capital e para os turistas, paralelamente, uma locomotiva e mais três vagões serão recuperados para poder realizar a viagem do Complexo da EFMM à Igrejinha de Santo Antônio, com uma parada no Cemitério da Candelária.
Fonte: G1 Rondônia

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.