EFMM em novo livro sobre Euclides da Cunha

O Instituto Cultural ESPM lança durante o 100º Ciclo de Estudos Euclidianos, que acontece entre 9 e 15 de agosto, em São José do Rio Pardo, o livro “Relações Internacionais em Euclides da Cunha – cartas de sete léguas”, da jornalista e pesquisadora Marleine Paula Marcondes e Ferreira de Toledo.

Com prefácio do professor, diplomata e ex- Ministro das Relações Exteriores, Luiz Felipe Lampreia e apresentação do presidente da ESPM, J. Roberto Whitaker Penteado, pela primeira vez é publicada obra a qual destaca o trabalho de Euclides da Cunha nas relações internacionais brasileiras e nas questões diplomáticas e de fronteiras do Brasil no início do século XX.

Contextualiza ainda as várias faces de Euclides como polígrafo (jornalista, engenheiro, poeta, filosofo, historiador, geógrafo e cartografo) na carta sobre a estrada de ferro Madeira-Mamoré, as relações do Brasil com outras nações latino-americanas como Bolívia, Peru e Argentina, destaca o seu trabalho ao lado de Barão do Rio Branco e a participação na guerra de Canudos.
O livro analisa as relações internacionais em Euclides da Cunha, a partir das mais de 400 correspondências escritas durante seu período de campo, entre 1866 e 1909, em vários momentos que marcaram a história do País, como a incorporação do território do Acre ao Brasil – visto como uma das principais crises da trajetória diplomática – até a publicação de “Os Sertões” que projetou o nome do escritor brasileiro no cenário internacional.

Informações – Lançamento da obra
Relações Internacionais em Euclides da Cunha – cartas de sete léguas
Nankin Editorial/Instituto Cultural ESPM
De 9 a 15 de agosto de 2012
Casa de Cultura Euclides da Cunha
Rua Marechal Floriano, 105 – Centro. São José do Rio Pardo.

Informações à imprensa ESPM
Tamer Comunicação Empresarial
Geyse Alencar – geyse@tamer.com.br
(11) 99940-0128//3031-2388

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.