Festival de Cinema destaca EFMM

Carlos Levy, coordenador do Festival e o historiador Anízio Gorayeb

 

Programação no site http://www.curtamazonia.com/

 

O centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré foi o tema colocado para apreciação do público que compareceu na manhã de ontem, ao Teatro 1 do Sesc Esplanada, e participou da programação matutina do Festival de Cinema Curta Amazônia, que acontece até o dia 30 deste mês, sob a coordenação do Carlos Levy e a da Golda.
O economista, apresentador de programa de televisão e historiador Anísio Gorayeb a convite da coordenação do festival, proferiu palestra sobre a história da Madeira Mamoré e da formação da cidade de Porto Velho. Munido de vasto material fotográfico, Anizinho discorreu durante aproximadamente uma hora, sobre a história da construção da lendária ferrovia, assim como lembrou episódios que culminaram com a implantação da cidade de Porto Velho e a criação dos municípios de Porto Velho e Guajará Mirim. Após a explanação, Anizinho respondeu alguns questionamentos levantados por estudantes e público de um modo geral presente e ainda contou com a assessoria da bisneta do sanitaristas Oswaldo Cruz documentarista Stela convidada especial do Festival, que amanhã sexta feira, exibe na praça da Madeira Mamoré documentário sobre a obra e a vida do seu bisavô.
Quanto a palestra sobre o Centenário da Madeira Mamoré é realmente uma aula de historia, não apenas sobre a construção da ferrovia, mas, especialmente sobre a cidade de Porto Velho, terra natal do palestrante, que inclusive lembra de quando ele e seus colegas do bairro Caiari iam “pegar” vento, no aeroporto Santos Dumont mais conhecido como Caiari. Em sua palestra Anizinho informa aos ouvintes, que graças aos navios Lobo D’almada, Leopoldo Peres e Augusto Montenegro a população de Porto Velho conheceu alguns produtos que só poderiam ser adquiridos em cidades mais avançadas. “Aqui bebemos o refrigerante Grapete antes de conhecermos a Coca Cola”.  Fonte: ass. imprensa.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , . Guardar link permanente.