Fecomércio participa do centenário da EFMM

O selo comemorativo dos 100 anos de criação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré estará estampado em todas as correspondências enviadas pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia. Essa é uma maneira de divulgar o maior complexo turístico do Estado em todas as formas de comunicação realizada pela instituição com outros estados e no exterior.

A iniciativa deu-se em virtude da visita do secretário de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) do Estado de Rondônia, Basílio Leandro Pereira de Oliveira, ao presidente da Fecomercio Raniery Coelho para divulgar as ações que o Governo do Estado está realizando para revitalizar a Estrada de Ferro e transforma-la num grande ponto turístico internacional. É a colaboração da Fecomércio na valorização do patrimônio histórico do Estado.

A Ferrovia é candidata a patrimônio histórico mundial disputando o premio de monumento da humanidade, organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em Rondônia um comitê foi criado dia 12 de fevereiro de 2012 uma campanha em prol da candidatura da E.F.M.M. A Fecomércio-RO se une aos milhares de internautas que já deram sua assinatura para garantir o reconhecimento da ferrovia em nível mundial.

O monumento foi tombado como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Governo Federal através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e homologado pelo Ministério da Cultura, através da Portaria nº 108 de 28 de dezembro de 2006, assinada pelo então ex-ministro Gilberto Gil. Hoje o que restou da velha ferrovia foi um trecho de 8 km que vai da Estação de Porto Velho até o povoado de Santo Antônio.

Fonte: FECOMÉRCIO-RO

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.